Somos a sala número 63 do Museu do Turismo!
O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é, a partir de dia 10 de junho de 2021, sede de uma Sala do “Museo del Turismo” (https://themuseumoftourism.org), uma iniciativa sem fins lucrativos que divulga a história do setor turístico. O objetivo é valorizar as pessoas, empresas e destinos que lançaram as bases do mundo das viagens, homenageando aqueles que nos precederam.
O Museu é coordenado pelo espanhol Alberto Coello e tem como objetivo ser participativo e envolver todos que desejam colaborar. O Museo não tem uma sede única, ele é espalhado através de pequenas “Salas” pelo mundo. Nesses espaços são expostos objetos relacionados com a história do turismo, como guias de viagem, fotos, postais, cartazes, lembranças, livros, documentos, entre outros. Cada sala é dedicada a um tema, que está sempre relacionado com o local onde se encontra.
Esta nova sala, sediada no Recife, vai homenagear os oficiais portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral que fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A épica viagem realizada pelos oficiais iniciou-se em Lisboa, a 30 de março de 1922, empregando um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce e batizado Lusitânia. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador.
Esta Sala do Museu do Turismo terá o tema “Influência Portuguesa no Turismo e Cultura Pernambucana”. Hoje, o acervo do museu conta com peças originais da travessia de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, assim como documentos e fotos da época de sua chegada, além de livros sobre a travessia e a preciosa assinatura da visita dos oficiais da marinha no livro de honra do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, chamado “Álbum do Gabinete Portuguez de Leitura”. O acervo da sala também integra livros turísticos, históricos e culturais de Pernambuco e Portugal, além de um rico acervo de livros e fotos de construções seculares, azulejaria, e instituições portuguesas que são hoje pontos turísticos que marcam a influência portuguesa no Estado, como é o caso do o Restaurante Leite (1882), o próprio Gabinete Português de Leitura (1850), o Real Hospital de Beneficência Portuguesa (1855), o Clube Esportivo Almirante Barrozo (1909). Estas instituições, em conjunto com outras mais recentes, como o Clube Português do Recife (1934) são “braços” dos portugueses em Pernambuco e espelhos da sua influência.
Além desta sala ser mais um excelente espaço para promoção do turismo e intercâmbio cultural, os laços entre Portugal e Pernambuco podem ficar ainda mais estreitos com o seu estabelecimento.