Real Hospital Português comemora 165 anos
O Real Hospital Português, instituição portuguesa de renome em nosso Estado, além de grande parceiro do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, comemora em 2020, 165 anos de tradição e cuidado.
Muitos não sabem, mas curiosamente, o médico português José de Almeida Soares Lima Bastos, então presidente do Gabinete Português de Leitura, fundou o Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, para tratar os acometidos pela enfermidade da cólera, que assolava no Recife no ano de 1855.
No ano em que comemora esta importante data, mais um desafio: o enfrentamento da epidemia ocasionada pelo Covid-19. Os primeiros pacientes do Estado foram tratados no Hospital, que estruturou-se desde o início para garantir ambientes e leitos isolados para receber os pacientes com sintomas de gripe. A enorme estrutura física auxiliou nesse processo, permitindo segurança para as equipes e os pacientes. Outro aspecto fundamental para que a Instituição enfrentasse a pandemia foi o trabalho dedicado dos mais de 5.600 colaboradores – assistenciais, operacionais e administrativos – e um treinamento incansável, atento aos protocolos de prevenção. Com isso, a assistência prestada pelo Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco tornou-o referência também no atendimento aos pacientes com a Covid-19.
Outros grandes pilares da instituição são a inovação e a capacitação profissional, tudo com foco no cuidado seguro e humanizado. Considerado um dos mais completos centros de excelência em saúde do Brasil, o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco é acreditado pela Joint Commission International (JCI) e administrado por uma Junta Administrativa, capitaneada pelo Provedor Alberto Ferreira da Costa.
Foto de Henrique Araújo