DISCURSO DOS 170 ANOS DO GABINETE PORTUGUES DE LEITURA DE PERNAMBUCO PELO PRESIDENTE CELSO STAMFORD GASPAR
Senhoras e Senhores,
Hoje é um dia mais do que especial para toda comunidade portuguesa, brasileira e pernambucana. Há 170 anos, nascia o Gabinete Português de Leitura em Pernambuco, criado sob os auspícios de uma sociedade em transformação nos idos de 1850. Seus fundadores talvez nunca imaginassem as repercussões da sua existência, pois a amizade, a portugalidade, arte, literatura e intercâmbio cultural, valores presentes desde o nascedouro, se expandiram de tal forma, que hoje, o GPLPE é uma entidade reconhecida por todo o mundo.
O ano de 2020 foi diferente em todos os aspectos, como a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que a exemplo de hoje, do aniversário de 170 anos do GPLPE, está sendo transmitido on line na rede mundial de computadores, ante a impossibilidade de estarmos todos juntos, como em todos os anos tem sido.
Apesar dessas dificuldades, não ficamos parados, uma vez que conseguimos colocar em prática os projetos de restauração dos imóveis que ficam atrás do Gabinete, na Rua Diário de Pernambuco e vamos ter brevemente o estacionamento para 60 automóveis e 10 salas corporativas, o que deixará um legado indelével em nosso patrimônio, assim como dar andamento ao Projeto Cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, sob o Título de “Conhecer é Preciso”, (Laura Areias). Aqui fazemos uma saudação ao diretor André Ferreira da Costa, que de pronto já aderiu ao Projeto dentro da Lei Rouanet com a Cota Dourada, Dando A CREDIBILIDADE NECESSÁRIA AO GPLPE PARA A CAPTAÇÃO DOS RECURSOS.
Estamos melhorando nossa casa para receber com mais conforto e segurança nossos sócios, a comunidade portuguesa, pesquisadores, brasileiros e inúmeros turistas estrangeiros.
No centro de nossas atividades, temos a biblioteca que passou e passa por mudanças, numa constante evolução, desde a qualificação dos funcionários até o início de sua modernização e organização administrativa. Transformações necessárias não só para prestação de um serviço mais qualificado, como também para viabilizar a manutenção, conservação e recuperação de nossas obras literárias, que não são poucas, para além do importante acervo de obras raras.
Os desafios estão sendo muitos neste ano de 2020 e consequentemente nos anos que virão a frente, mas temos uma diretoria muito comprometida com a instituição, o que nos deixa bastante orgulhosos e estimulados para alcançar os objetivos e metas traçadas; sobretudo, também, pelo apoio que recebemos dos nossos Conselheiros (faço uma saudação especial em nome do Presidente do Conselho Deliberativo Eduardo Pinto), da Mesa da Assembleia Geral (com uma saudação especial ao Presidente Claudio Areias), de todos os que fazem a comunidade portuguesa e a sociedade pernambucana, sem os quais não conseguiríamos manter nossa casa na vanguarda e com credibilidade no meio literário, artístico e cultural da nossa sociedade.
Hoje é dia de comemoração! Poucas instituições alcançam uma vida tão longa e produtiva. Por isso, é imprescindível para garantir a sua continuidade, que a juventude portuguesa, brasileira e lusodescendente, seja motivada a aderir ao Gabinete. Esse é o apelo que veemente lançamos na sociedade, já que queremos uma comunidade portuguesa com suas raízes ainda mais profundas na defesa da cultura e da tradição lusófona para muito mais que outros 170 anos.
Agradecemos ao grande empenho de todos os diretores, funcionários, colaboradores, benfeitores e associados que passaram pelo Gabinete durante esse nosso longo período de existência, pois eles foram a mola impulsora do que hoje vemos, na certeza de que muito ainda há por fazer e que juntos conseguiremos chegar onde desejamos.
Agradeço, por fim, em meu nome a presença de todos nesta noite comemorativa.
Parabéns ao Gabinete pelos seus 170 anos de vida e história dedicados à cultura lusófona!
Viva Portugal!
Viva o Gabinete!
Viva o Brasil!
Celso Stamford Gaspar
Presidente