Exposição celebra os 100 anos da primeira travessia aérea do Atlântico Sul
Inaugurada em 26 de maio de 2022 no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, a exposição Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul relembra a primeira travessia aérea no Atlântico Sul realizada pelos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral no ano de 1922. Na época, eles homenagearam o centenário da Independência do Brasil, que está comemorando agora seus 200 anos.
A exposição foi aberta ao público logo após evento realizado no monumento existente na Praça Dezessete, logo após o GPL-PE que homenageia o feito e os aviadores. A dupla saiu de Lisboa e voou para o Brasil, onde o primeiro pouso em terras brasileiras aconteceu na Ilha de Fernando de Noronha no dia 5 de junho de 1922. No mesmo dia, partiram para o Recife.
Na exposição, além de partes de um dos aviões utilizados pelos aviadores, temos painéis contando essa história e fotografias originais inéditas. O apoio da Fundaj foi fundamental na montagem e organização dessa exposição que segue aberta ao público.